segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Viagem de MotorHome - Paris x Edimburgo

Ficamos em Londres somente por um dia como eu já havia dito. Uma cidade enorme que um dia pretendo voltar pra conhecer. Depois de um dia bastante movimentado na capital inglesa, partimos rumo a Stonehenge, um monumento que data como sendo o mais antigo já encontrado até hoje. Fica no meio do nada, mas confesso que fiquei impressionado. É bastante interessante. Tem gente do mundo todo visitando. São blocos de pedra enormes colocados em formato circular. Pra entrar e caminhar por entre o monumento é necessário pagar. O dia estava meio nublado. No final da visita decidimos que iríamos para Manchester e aí mais uma vez o nosso GPS mal programado nos levou para Stanford. Foi muito louco pois depois de viajarmos mais de três horas por estradas bem estreitas chegamos ao nosso destino, segundo a máquina: uma estradinha no meio do nada. Paramos o carro e resolvemos nos aventurar. Mais a frente uns cinquenta metros, descobrimos a entrada de um grande camping muito bonito. Só tinha motorhomes enormes, tipo carretas. Por descobrimos que era um camping de moradia permanente. A gerente ficou com pena do grupo e nos deixou passar a noite, mas não podíamos tomar banho, pois eles não tinham banheiros coletivos. Tudo bem. Resolvemos explorar os arredores e descobrimos um lugarejo que tinha um igreja antiquíssima com um cemitério ao lado. Tipo filme de terror, mas bastante interessante. O interior da igreja era cheio de morcegos. Ao redor só tinham algumas casas mas não vimos um morador sequer. Na volta para o camping vimos que os campos eram repletos de pequenas lebres. Uma graça! Passamos a noite neste lugar e no dia seguinte seguimos viagem.

Depois de mais um dia na estrada, finalmente chegamos a Edimburgo. Uma das cidades mais lindas que conheci em minha vida. Um lugar muito especial com uma população muito alegre e calorosa. O nosso Camping ficava fora da cidade mas nada muito distante, pois Edimburgo apesar de ser a capital da Escócia não é muito grande. Era um lugar de primeiro mundo com instalações bem amplas e limpas. Estava repleto. Chegamos durante o Festival de Artes que acontece todos os anos na cidade durante o mês de agosto. Talvez seja o maior do mundo, com cerca de 3.000 atrações dentre exposições de artes visuais, dança, música e teatro. Muito bacana mesmo. Tinha gente do mundo todo. Para chegarmos até a cidade era só pegar um ônibus de dois andares e cerca de 20 minutos depois estávamos no centro. Isso porque o ônibus lá anda muito devagar. Apesar de estarmos em pleno verão o clima na Escócia é bem frio para os nossos padrões. Chega fazer 7 graus pela manhã, mesmo com o céu azul sem nuvens. Ao meio dia faz entre 16 e 20 graus. Em Edimburgo é muito louco, pois o clima muda diversas vezes durante o mesmo dia. Você nunca deve sair sem ter um casaco, um cachecol e um guarda-chuva. E não pode ser daqueles pequenos porque quando o vento aperta ele vira do lado avesso. Aliás se tem uma coisa que eu não gosto na Escócia é o vento. Muito chato, constante e frio. A sensação térmica é sempre maior. De resto a cidade é linda com muitos parques gramados e com uma arquitetura que é uma viagem no tempo. Nas próximas postagens vou colocar imagens de um livrinho bem bacana que eu ganhei que mostra os principais pontos turísticos. Espero que gostem.