segunda-feira, 15 de junho de 2015

Viagem: Bonito - Mato Grosso do Sul - Brazil

Gruta do Lago Azul. Passeio imperdível. 
Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 um expedição  Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos - como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante - que viveram durante o período geológico do Pleistoceno - 6.000 a 10.000 anos atrás.

Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago.

Distância: 20km Duração: 3:00hs. Detalhe importante: A maioria dos lugares a serem visitados em Bonito ficam distantes da cidade. É aconselhável alugar um carro pois proporciona mais liberdade. Caso contrário as agências locais se responsabilizam pelo translado até os locais de visitação. Eu visitei a Gruta do Lago Azul no mês de junho. Neste período o sol não incide diretamente na fenda da caverna. Sendo assim o azul do lago não fica azul. É lindo mesmo assim. Mas para quem quer conferir a época que a luz solar incide diretamente proporcionando este azul anil das fotos, favor pesquisar antes junto às agencias de turismo. Se bem que não sei se eles informarão. A mim não informaram e só pude constatar in loco. Mas foi lindo do mesmo jeito! É um lugar incrível e a transparência da água é algo inacreditável. Vale muito a pena. Preço do passeio por pessoa é de R$50,00 (cinquenta reais).




Nenhum comentário:

Postar um comentário