sábado, 13 de dezembro de 2014

Primeira viagem de MotorHome ninguém esquece!

Final de viagem pela Provence e Toscana de MotorHome. Experiência única  que pretendo repetir muitas outras vezes. Um perfeito BBB entre amigos. Muito bom!
Em primeiro lugar gostaria de dizer que optar por fazer uma viagem de Motorhome foi uma das melhores coisas que aconteceram em minha vida nos últimos anos. Experiências maravilhosas e inesquecíveis. Mas vale lembrar que para fazer isso é preciso muito planejamento para não se perder tempo e nem ter surpresas desagradáveis. Coisa que eu e meus cinco amigos com os quais eu dividi esta experiência não fizemos é claro. E aí passamos por muitos perrengues durante o percurso. Nós alugamos este modelo de carro para seis pessoas com uma cama de casal, uma cama de casal reversível e um beliche com dois leitos. Pra começar eu sugiro alugar um carro para no máximo quatro pessoas. O espaço é muito apertado e acaba virando um BBB com pouco conforto. Ainda bem que as pessoas que viajaram comigo eram ótimas e nos entendemos bem, mas em alguns momentos faltou espaço. Existem diversos modelos de Motorhome com capacidade para duas, três, quatro, seis, etc…
Nossa viagem começou em Paris onde alugamos o carro e passamos nossa primeira noite no Camping do Bois de Bologne que fica nos arredores da cidade. Foi bom pois tivemos tempo de fazer compras de supermercado e dormirmos bem a primeira noite, já que chegamos no Aeroporto de Paris em fomos direto para a Empresa de Aluguel. Uma coisa importante que eu já ia esquecendo: não levem muita roupa pra viagem. O espaço pra guardar as coisas no carro é muito pequeno e não tem espaço pra muita coisa. Até as malas são deixadas na empresa de aluguel, pois não tem espaço pra guarda-las. Levem somente roupas práticas e confortáveis.

O Carro vem com aquecedor para as noites de frio, GPS,  uma mesa e seis cadeiras desmontáveis. Um fogão de duas bocas. Um banheiro que combinamos só usar em caso de necessidade extrema. Mas é bem prático. Era mais fácil usar os banheiros dos Campings onde nos instalamos. O carro tem um reservatório de água limpa e outro de água suja. Toda vez que for iniciar uma nova viagem não esquecer de esvaziar o reservatório de água suja. Caso contrário sobe um cheiro desagradável quando o carro está em movimento. Todo camping possui um lugar para abastecimento de água limpa e descarte de água suja. Toda vez quando se chega em um Camping novo nos dirigimos a Secretaria para pagar as nossas diárias. Depois disso procurar um lugar nivelado para estacionar. Isso é muito importante. A não ser que vc não se importe de dormir, comer e andar de lado. Conectar o cabo de energia aos mini-postes já existentes nos locais. Toda chegada e partida é super importante e tem que se fazer um check-list. São muitos itens a serem conferidos. Importante: chegar sempre nos Campings entre 19:00 e 20:00. Depois deste horário a maioria dos lugares não aceitam novos hospedes.
Ficar atento com relação ao abastecimento. A maioria das cidades na França não tem postos de gasolina abertos aos domingos. Isso nos pegou de surpresa e quase ficamos sem combustível. Melhor abastecer na véspera. É mais seguro. Os banheiros nos Campings, na maioria são coletivos, mas muito limpos. As torneiras são do tipo econômicas com temporizador. Oferecem lugar apropriado para lavar louça. Em alguns lugares os banheiros assim como os tanques de louça tem horário para fechar. Alguns tem cantina. Isso facilita você conhecer novas pessoas e trocar experiências. É muito bacana! Os preços variam de cidades e de equipamentos. Pagamos diárias que variaram entre 40 a 75 Euros. O de Florença foi o mais caro.
Importante: evitar entrar com o carro em cidades pequenas. São lindas mas geralmente as vielas são muito estreitas e não permitem a passagem de um Motorhome. Nós tivemos um acidente logo no primeiro dia de viagem. Arrancamos o para-choque de um carro velho que estava estacionado. Ainda bem que ninguém viu e as nossas avarias não impediram que continuássemos nossa viagem. Portanto é melhor estacionar o carro fora da cidade e conhecer o lugar a pé. Fica bem mais agradável e tranquilo.Mas passemos ao nosso roteiro. Como falei anteriormente, saímos de Paris e a nossa primeira cidade foi Sens, um pequeno vilarejo medieval lindo onde nós tivemos o nosso primeiro acidente. Não precisa dizer que não ficamos muito tempo por lá. Medo de aparecer a Polícia ou o dono do carro velho. Na verdade parecia um carro abandonado. Nossa primeira parada foi em Auxérre - Borgonha. Muito linda! A beira de um rio onde tinha muitas pessoas morando em Péniches (casa barco). Bem bacana!

Seguimos viagem e acabamos dormindo em um Camping no meio do caminho. Um lugar bastante bucólico com um rio que passava bem ao lado. A noite fez bastante frio. Me lembro que o banheiro ficava um pouco distante de onde estacionamos e passei o maior frio quando voltei do banho. Afinal de contas estávamos na França mas tomávamos banho todo dia. No dia seguinte seguimos viagem e foi aí que tivemos o nosso primeiro imprevisto. Era domingo e não tínhamos abastecido o carro. Resumo: Rodamos igual uns malucos procurando um posto de gasolina. Só fomos achar em Avallon. Uma cidade linda! Cercada por muralhas e arquitetura medieval. Destaque pra Igreja São Lazaro. Muito simples e a única que conheço que para entrar temos que descer uns degraus e não subir. Bem interessante! Passamos toda manhã em Avallon e de lá partimos para Vézelay.

Uma cidade linda que tem sua Catedral  no alto de uma colina. A subida não é muito dura e no caminho encontramos antiquários, restaurantes, galerias de arte. Muito interessante! Vale a pena conhecer.

Nossa viagem continuou até Lyon onde pernoitamos. É uma cidade grande e optamos em seguir no dia seguinte para Avignon onde ficamos em um camping em uma ilha no meio do rio que corta a cidade. Sede de um mais importantes Festivais de Teatro, a cidade é linda cheia de encanto. O seu maior monumento é Palácio dos Papas. Suntuoso de arquitetura exuberante o que nos obriga a fazer uma visita para conhecer o seu interior e um pouco de sua História. Uma dica imperdível é o Mercado Municipal. Muito colorido onde você pode encontrar muitos produtos da culinária francesa, um pequeno Mercado das Pulgas e o mais gostoso, tomar um delicioso vinho branco de degustar Ostras frescas. Uma delícia! Seguindo nossa viagem pela Provence chegamos em Arles onde você pode visitar várias ruínas romanas. No centro da cidade existe um mini Coliseu bem bacana, além de ruínas de um Teatro a céu aberto. No verão faz muito calor e tomar uma cerveja bem gelada em uma ótima opção!O camping em Arles não fica muito longe do centro e você pode visitar a cidade a pé. A noite fica bem fresco e ótimo pra se fazer um jantar e degustar um bom vinho ao ar livre. Ou seja, do lado de fora de nosso MotorHome embaixo de um céu estrelado lindo!
Em nossa próxima etapa visitamos Beaux de Provence que é de uma beleza especial. O vilarejo fica no alto de uma montanha de pedras brancas, tico calcário. O céu é de uma azul fora do comum. Aliás é o azul do céu da Provence. Pra visitar não é possível chegar de carro. Temos que estacionar na rodovia e subir a montanha por escadas feitas na própria rocha. O vilarejo é lindo e tenho a impressão que hoje em dia não tem muitos moradores. Acho que somente as pessoas que tem negócio no local. Você encontra restaurantes, lojas de artesanato, galerias e no topo da montanha tem uma Fortaleza que é aberta a visitação mediante pagamento de ingresso. A vista do vilarejo é linda! Nos arredores existem vários Hotéis de Luxo. Depois de ficarmos umas boas horas conhecendo este local tão interessante, fomos para Saint-Rémy-de-Provence onde pernoitamos. Logo na chegada fomos surpreendidos pela quantidade de lavanda na entrada do camping. Saint-Rémy é a cidade onde nasceu Nostradamus. Tem ruas estreitas como vielas e uma água que corre a céu aberto por canaletas nas extremidades das calçadas que dá o maior charme. Um povo muito simpático e acolhedor. Van Gogh morou por lá durante um bom tempo e pintou vários quadros inspirado nas belezas naturais do local. Realmente andando pelos arredores temos a impressão já ter visto aquelas paisagens em algum lugar antes. Antes de continuar nossa aventura, eu gostaria de deixar mais algumas dicas para que pretende se aventurar em uma viagem utilizando um MotorHome com meio de transporte e moradia. Eu digo que viajar em um veículo como esse exige muito cuidado e atenção. Na verdade estamos nos locomovendo com a nossa casa. Além das manobras que já expliquei anteriormente, antes do carro se movimentar, temos que tomar uma série de providências: A
 primeira é desligar o cabo de energia da tomada do camping que conecta o carro com a pequeno poste existente nos campings. Em alguns lugares é necessária a utilização de um adaptador devido a diferença de tomada existente em algumas cidade e países. Quando desligar, cuidado para não esquecer este adaptador na tomada do camping. É muito difícil de encontrar para comprar. Isso aconteceu conosco e foi um problema. Felizmente encontramos um adaptador para comprar no camping seguinte; a segunda é guardar todas as coisas da cozinha em seus devidos lugares: gavetas e armários. Não deixar nada solto que possa cair e sair rolando durante a viagem. Fechar todas as gavetas e armários. Eles possuem um sistema próprio que não permite abrir se não for acionado; fechar todas as janelas e escotilhas de teto. Com o carro em movimento se elas estiverem abertas podem se quebrar e saírem voando dependendo da velocidade do carro: por último não esquecer de recolher o degrau da escada de acesso. Acho que não esqueci de algum detalhe.
Continuando nosso tour pela Provence nossa próxima parada foi em Aix en Provence a cidade das Fontes. E olha que são muitas. A cidade é linda com centenas de belas fontes por todo lado. O que não posso deixar de mencionar foi o maravilhoso jantar que nós tivemos. Depois de muitos anos de ter experimentado esta iguaria em Saint-Malo pela primeira vez pudemos nos fartar com Mexilhões e Batatas Fritas. Pode parecer estranho, mas a combinação é perfeita. E olha que tem um lugar na cidade onde você pode encontrar vários restaurantes que oferecem este prato. Muito bom! Lógico que a cidade oferece muitos outros atrativos, mas isso eu vou deixar pra vocês descobrirem quando passarem por lá algum dia!

Depois desta parada gastronomica começamos a deixar a Provence em direção a Cote d' Azur. E não é por acaso que tem esse nome. A cor do mar é de um azul anil inconfundível! A viagem foi longa e resolvemos nos instalar em Saint Raphael. O Camping tinha uma praia dentro praticamente. Era só atravessar o portão. O mais curioso que no lugar de areia, havia muitas pedras arredondadas. Era difícil de andar dentro d'água. Para isso todos compramos aquele tipo de tamanco de plástico (Crocs) pra poder caminhar com mais facilidade pela praia. Foi uma parada bem proveitosa. Juro que já estava com saudade do mar e aquelas águas azuis recarregaram as minhas energias.

Auxerre (Borgonha - França)Na sequência passamos por Cannes e Nice em direção a fronteira com a Itália. Cannes foi só por curiosidade em relação ao Festival de Cinema que tanto se ouve falar. Em Nice demos uma parada pra visitar o Museu Marc Chagall. Bastante interessante. Não é dos meus artistas prediletos mas foi bacana ter conhecido um pouco mais de sua obra. E olha que o acervo é bem grande. Na entrada encontramos um canteiro repleto de Lavanda. Ocasião que foi registrada e se encontra a mostra nesta página.

Avallon (França)
Seguimos nossa viagem em direção a fronteira com a Itália. Parece mentira, mas você pode perceber que já entrou em território italiano mesmo sem ver a placa de fronteira. Muda tudo! É uma confusão meio do nosso jeito. Acho que é por isso que tantos italianos migraram pra o nosso país. Um transito meio caótico uma sinalização que não ajudava muito. Ainda bem que nós tínhamos o nosso GPS. Já estava anoitecendo e por pouco teríamos que dormir na estrada. Ainda bem que em uma curva conseguimos avistar uma placa de camping e foi lá que passamos a nossa primeira noite na Itália. Era uma região montanhosa e foi difícil estacionar e nivelar o MotorHome. Eu fui dormir logo depois do jantar, mas meu companheiros de aventura foram parar em um vilarejo próximo onde acontecia uma festa local. Chegaram de volta pela manhã. Disso eu não posso falar pois com disse, dormi a noite toda. Uma coisa que me lembro foi que para o jantar compramos um vinho italiano na cantina que era muito ruim. Acho que a dona do lugar passou a perna nos brasileiros.

Castelos do Loire (França)Iniciamos nossa passagem pela Toscana pela cidade de Pizza. Como já disse anteriormente, em alguns lugares é necessário estacionar o carro fora da cidade e seguir a visita a pé ou usando os meios de transporte locais. No caso de Pizza existe um grande estacionamento onde você deixa o carro e compra ingressos para visita ao complexo arquitetônico religioso onde se encontra a famosa Torre de Pizza inclinada. Aí você pega um ônibus que leva todo mundo diretamente a este lugar incrível! Realmente as Basílicas e outros monumentos são impressionantes. Isso sem falar na Torre que é fantástica. Mas fora isso não tenho muito que falar da cidade. Como tínhamos tempo resolvemos seguir direto para Luca. Uma cidade cercada de Muralhas muito linda! A arquitetura é bem interessante e diferente. Os moradores são bastante gentis. Mas o que não posso esquecer foi o sorvete, ou melhor os sorvetes que eu tomei por lá. Maravilhosos! Não é atoa que os sorvetes italianos são considerados os melhores do mundo.

Região dos Castelos do Loire (França)

Saint Raphael (Cote d'Azur França)
Saindo de Luca fomos direto para Florença. Cidade maravilhosa! Ficamos em um camping numa colina de onde se podia avisar a cidade de longe. Muito lindo. O Camping era animado e estava muito cheio. A cantina bombava a noite! Muita gente bonita e muita animação. No caminho para a parte mais histórica da cidade me lembro que havia uma praça que ao final do dia uma multidão se reunia nas escadarias para ver o por do sol. Um espetáculo deslumbrante! Com relação a cidade só posso dizer que amei tudo que vi e visitei. Não posso ficar descrevendo tudo pois acho que esse tipo de experiência cada pessoa tenha a sua. Nunca uma viagem é igual a outra. Só posso dizer que Florença é linda e inesquecível!
Aix-en-Provence (Provence - França)
Nossa próxima parada foi em Siena que pra mim foi uma das maiores surpresas. Eu não conhecia esta cidade e nem nunca tinha ouvido falar. Tive a oportunidade de percorrer todas as vielas e mercados e contemplar a beleza e a unidade da arquitetura. Uma cidade medieval muito bem conservada que apesar dos dias de hoje, preserva sua cultura de uma maneira muito natural. Parece que se volta no tempo. Ficamos em um camping fora da cidade mas que era muito bem aparelhado. Estava fazendo um calor danado mas lá nós tínhamos uma piscina maravilhosa a nossa disposição. Como no verão europeu o sol se põe muito tarde ficávamos até tarde dentro d'água. Uma delícia! A noite fomos visitar a cidade. Uma surpresa! Na praça principal todo muito se reúne em restaurantes e bares. Mas o mais bacana foi ficar deitado no chão olhando para o céu estrelado de Siena e tomando um bom vinho. Um Luxo! Nunca vou me esquecer.
Cote d'Azur (França)
Nossa próxima parada, já no Veneto foi em Veneza. Linda e Romântica como sempre. Ficamos em um camping bem distante da cidade, em uma região portuária. Da praia do camping nós podíamos avistar a cidade ao longe. A noite parecia um presépio. Mas o incrível deste lugar é que podíamos pegar um barco e em menos de vinte minutos estávamos na cidade depois de um passeio maravilhoso sem transito, só curtindo a brisa marinha. Muito bom! Essa era minha segunda vez na cidade e fiquei impressionado com a quantidade de turistas. Nunca vi tanta gente junta ao mesmo tempo. No primeiro dia fizemos a via sacra visitando todos os locais turísticos. Afinal de contas meus amigos não conheciam os lugares. Uma loucura! O que mais me chamou atenção foi o movimento das marés. Realmente a uma certa hora do dia a maré começa a subir e toma toda a Praça São Marco. Juro que na primeira vez que estive por lá há muitos anos atrás não era assim. Alguma coisa está acontecendo. No segundo dia resolvi me desligar um pouco do grupo e saí com meu amigo Takechi e fizermos o caminho contrário da turistada. Passamos por lugares lindos, bucólicos, onde se podia perceber o dia a dia das pessoas locais. Encontramos muitas galerias de arte e pequenos canais com um casario muito interessante. Portanto fica a dica: se forem a Veneza procurem de destacar da massa, da turistada. Com certeza você terá belas surpresas e lugares inesquecíveis.
Luca (Toscana Italia)
Mas pra não fugir a regra no último dia alugamos uma gôndula. Na primeira vez eu não tive esta oportunidade. Era muito caro e eu viajava somente com um grande amigo. Mas desta agora como nós éramos seis não ficou tão caro assim. Foi bem bacana. Uma passeio que começa pelos pequenos canais, vai para o grande canal e depois volta. Muito legal! Não andar de gôndula é como ir ao Rio e não ir ao Pão de Açúcar. Existem outros passeios como ir até o Lido e visitar as fábricas de cristal de Murano. Vale a pena. Agora o mais legal foi assistir um jogo entre Brasil e Itália no restaurante do camping no meio de uma torcida fanática de italianos. Nós como bons brasileiros pegamos nossa bandeira e colocamos bem na frente de nossa mesa. A italiana ficou maluca mas souberam nos respeitar. Mais o melhor é que o Brasil ganhou de 3 a 1 e saímos de lá com a alma lavada! E os italianos que ficaram até o final do jogo não deram um pio sequer. E olha que isso é difícil em se tratando de Itália. Se bem que no norte do país o povo é mais educado. No terceiro dia seguimos até Verona, cidade de Romeu e Julieta. A cidade não é muito grande mas se tem muita coisa para ver e visitar. Destaque para a Arena bem no centro onde todos os anos acontece um Festival de Opera ao ar livre. Muito linda! Isso sem deixar de mencionar a casa onde viveu Julieta. Uma graça. Onde comi uma das pizzas mais gostosas nos restaurantes que existem no entorno da arena.
Siena (Toscana - Italia)
Florença (Toscana - Italia) - Tomando o rumo de casa (Paris) resolvemos dar uma passada bela Região do Loire, um lugar muito especial na França onde se encontram os castelos mais bonitos que já conheci. Me lembro que a primeira vez que estive nesta região foi em 1983 e é impressionante como os franceses preservam sua História. Está tudo lindo como antes. O caminho de volta foi lindo pelos alpes Italianos e Franceses. Povoados incrustados na montanhas que as vezes era difícil identificar as casas que se confundiam com a natureza local. Muito lindo, mas não sei se gostaria de morar por lá. Parece perdido no tempo e espaço. Visitamos dois castelos lindos, destaque para um que foi construído como casa de campo para a amante de um nobre. O mais interessantes é que o trio da relação desta relação compartilhavam o mesmo espaço. Muito doido! Depois nós é que somos modernos! Não esquecer também o Castelo de Chambord. Maravilhoso, lindo e imponente! Eu tenho a impressão de estar entrando num conto de fadas. Imperdível! Passamos nossa última noite em cum camping bem familiar e simples. Na manhã seguinte acordamos com a notícia da morte de Michael Jackson. Foi uma sensação muito estranha, eu me lembro. Bem depois de 24 dias maravilhosos e muita experiências inesquecíveis retornamos a Paris onde alugamos um apartamento que era uma graça! Bem ao lado do palácio do Presidente francês. Não preciso nem dizer que aproveitamos bastante nossos últimos 5 dias de viagem na Cidade Luz. Eu sou suspeito de falar pois é minha segunda casa. Amo Paris!
Veneza (Vêneto Italia)

Vem aí mais uma aventura em MotorHome!
De Paris a Edimburgo na Escócia! Imperdível!

Esta nova saga teve início na cidade de Paris. Em 2011 fui convidado por uma amigo para  ir  a Edimburgo, na Escócia,  apresentar um projeto durante o Festival de Artes que acontece todos os anos na capital Escocesa. Na verdade este é o maior Festival de Artes que acontece no mundo. Uma loucura! São cerca de três mil atrações dentre peças teatrais, exposições de artes visuais, música e dança. Uma maravilha! Eu nunca vi nada igual!
Eu fui incumbido de levar os dois filhos deste meu amigo, que já estava na Europa, do Rio até Paris onde nos encontramos e iniciamos a nossa viagem. Na verdade a minha segunda experiência. E deste meu amigo também. Ele era uma das seis pessoas que viajaram comigo da primeira vez pela Provence, Toscana e Região do Loire.
Uma das lições que tirei desta segunda experiência é que se dever ter atenção redobrada. O fato de já ter vivido uma aventura parecida não quer dizer que você sabe tudo. Excesso de confiança traz problema. E com a gente não foi diferente.
Chegamos em Paris pela manhã e fomos direto para o hotel combinado que ficava próximo da locadora de Motorhome. A mesma que alugamos da primeira vez. Bem próximo ao Bois de Boulogne. Este já foi um detalhe que poderíamos ter mudado. Como já éramos conhecidos os donos da empresa não nos deram muita atenção na hora de apresentar o carro. Na hora com a ansiedade muitos detalhes ficam desapercebidos. Como eu era o único do grupo que falava francês a responsabilidade era grande. São muito detalhes para guardar.  Eu os dois meninos nos encontramos com os outro três componentes do grupo. Ficamos em Paris por um dia e no seguinte fomos pegar o carro. Meu amigo resolveu não alugar o GPS pois ele havia comprado um. Disse que seria mais prático. Só que ninguém sabia mexer com o aparelho. Economia porca. Saímos de Paris que nem seis baratas perdidas. Nosso primeiro destino era Bruxelas, capital da Bélgica. Depois de muitas tentativas, erros e acertos um dos meninos programou o GPS para o nosso primeiro trecho da viagem. Depois de umas três horas de viagem lá estávamos nós chegando na capital. O problema é que o aparelho nos dirigia cada vez mais para o centro da cidade. Isso de cara não era normal, pois na maioria os campings ficam na periferia. Resultado, quando chegamos ao ponto determinado pela máquina, estávamos no centro financeiro de Bruxelas. Muito doido! Como ninguém sabia o que fazer, resolvi descer e perguntar ao um executivo engravatado o que estava errado com o nosso endereço. Ele me explicou que realmente o nome da rua era o mesmo, mas que o distrito era outro na periferia. Tentamos mais uma vez reprogramar a máquina e partimos mais uma vez. Quando chegamos no locar determinado eu desci e me dirigi ao escritório do estabelecimento e disse ao gerente que gostaríamos de passar a noite e pagar a diária. O rapaz começou a rir. Eu não entendi nada. Foi então que ele me disse que ali era uma oficina para Motorhome e não um camping. Por fim acho que ele ficou com pena de nós e pela internet localizou o camping mais próximo e ele então colocou as coordenadas no nosso GPS e aí finalmente chegamos a Lutre. Um lugar lindo a beira de um rio. Mas isso eu continuo depois.

Como eu estava contando o camping ficava em uma lugar maravilhoso, a beira de um rio que passava uns barcos bem grandes. Passamos o maior frio naquela noite, pois apesar de estarmos em pleno verão no interior da Bélgica faz frio a noite. Tipo nosso inverno. Ainda mais que estávamos instalados na beira de um rio. Mas o maior problema é mais uma vez erramos. Ficou resolvido que não iríamos alugar os cobertores para a viagem pois ficava muito caro. Bobagem! Essa estória que nós vamos comprar na primeira parada é pura balela. O resultado é que como ficamos perdidos, não tivemos tempo de comprar. Todo mundo dormiu aquela noite de roupa. Eu dormi até com boné na cabeça. No dia seguinte é que pudemos explorar um pouco a região. Eu acordei cedo e logo depois do café fui dar uma corrida a beira do rio, onde havia uma ciclo via. Muito lindo! O rio era repleto de marrecos selvagens. Uma graça! Não ficamos muito tempo neste lugar pois era muito no interior e não tinha muito o que fazer. Resolvemos seguir viagem para Amsterdã na parte da tarde. A viagem foi bem agradável e desta vez o GPS foi programado direitinho. Não sei como! O bom de se viajar de Motorhome é que você vai curtindo a paisagem o tempo todo. Nós tínhamos também baralho e muitas latinha s de cerveja. lógico que era só para quem não estava dirigindo! Uma farra!

Foi bem difícil encontrar vaga nos Campings de Amsterdã. A cidade é muito concorrida e ainda mais no verão quando todo mundo viaja pela Europa. Aliás, depois da criação do Mercado Comum Europeu e abertura das fronteiras o número de pessoas circulando entre os países é uma loucura! Portanto quando forem viajar pela Europa de Motorhome, procurem fazer reservas nos campings com no mínimo de dois dias de antecedência. Você pode ter a desagradável surpresa de não encontrar vaga. Nós felizmente encontramos vaga em um camping bem bacana nos arredores da cidade. Tínhamos que pegar um trem e depois um ônibus pra chegar a Estação de Trens de Amsterdã. Mas nada muito demorado. Uma coisa que se tem que ter na mente é que geralmente os campings não se localizam perto das cidades e estes deslocamentos de ônibus e trens é normal. A galera estava doida pra ir pra cidade mas eu cortei meio que o barato de todo mundo logo no primeiro dia. Quando chegamos na cidade, antes de começarmos nosso tour eu obriguei todo mundo a me acompanhar a uma loja de departamentos pra comprar os nossos edredons. Depois de muita cara feia, todos me acompanharam até a loja. Vamos combinar que dormir de casaco de frio e boné não é nada legal. Depois que fizemos nossas compras, a galera foi liberada pra dar um rolé enquanto eu e meu amigo Carlos Chapéu votamos para o Camping pra deixar as nossas cobertas novas no carro. No dia seguinte, depois de uma noite de sono bem quentinha, todo  mundo me agradeceu!

Barco passando ao lado do Camping de Lutre(Bélgica)

Ao lado do canal tinha uma ciclovia maravilhosa! O canal era repleto de marrecos selvagens.
Nosso carro. Maravilhoso! Com uma cama de casal acima da cabine do motorista, outra desmontável que se transformava em mesa para as nossas refeições e um beliche. Era um Fiat.
Montagem de nosso espaço de lazer e refeições.

Não preciso nem falar que Amsterdã é uma cidade deliciosa! Cortada por canais muito charmosos, oferece uma infinidade de lugares, museus, parques públicos, restaurantes que você pode conhecer a pé, de bonde ou de bicicleta. Muito bacana! Meu lugar preferido sempre foi o Museu Van Gogh. Desta vez demos sorte pois estava aberto. Logo depois de nossa passagem entrou em reforma. Eu sou meio suspeito pra falar desta cidade. Eu adoro! O povo é muito simpático e é fácil de se perder e se achar pelas ruelas e canais. Uma outra opção bem interessante é fazer um passeio de barco pelos canais. Nós tivemos sorte durante nossa estadia, com dias lindos e ensolarados. Eu particularmente gostaria de ter ficado mais um pouco, mas a galera decidiu por seguir viagem. Afinal de contas nós tínhamos um prazo pra chegar em Edimburgo.
Camping de Amsterdã, canais da cidade e reunião no Bulldog Café. Paradinha básica!
Uma casa ecológicamente correta! Transporte preferido pelos moradores de Amsterdã. Uma cidade linda!