quarta-feira, 15 de abril de 2015

Escolha do curso e acomodações.

Moradias do bairro onde fiquei hospedado.

O bairro é próximo ao mar e muito residencial. Tipo Barra da Tijuca. Mais moderno.

Eu tinha que andar uns dez minutos até chegar ao ponto de ônibus.


Esta é uma etapa super importante. Eu resolvi resolver estas questões diretamente com a Agência da Cultura Inglesa por pura comodidade. Depois vi que existiam várias opções de outras escolas e que até mesmo você pode tratar diretamente com a Instituição. No meu caso como eu ainda estava ainda iniciando meus estudos, achei melhor não dificultar as coisas.
Agora vou procurar fazer um passo a passo do processo de inscrição, até mesmo pra que não esqueça algum detalhe.
- Em primeiro lugar a agência te indica a Escola onde você vai estudar.
- Depois você tem que fazer um teste online pra saber o seu nível de conhecimento. O resultado é dado na mesma hora e você já viaja com o seu nivelamento teórico pronto.
- São oferecidas vários tipos de acomodação: Ficar numa casa de família. Ficar em um flat dividindo com outros estudantes, cinco suites e uma sala e cozinha compartilhadas. Ficar em um apartamento sozinho ou ficar em um hotel.
Eu a princípio decidi ficar na casa de uma família, mas como a resposta demorou a chegar e quando chegou eu percebi que a família morava muito longe do curso eu decidi por dividir um flat com outros quatro estudantes. Foi a melhor coisa que eu fiz, pois depois escutei muitos relatos de pessoas que ficaram em casa de família e o tratamento não era nada legal. Foram vários relatos de alimentação não adequada, instalações precárias e anfitriões bastante estranhos. Não é regra, mas o que pude compreender é que esse tipo de serviço é uma maneira fácil de ganhar dinheiro e não há muito controle.
No meu caso eu fiquei em uma acomodação de um grande colégio que ficava a vinte minutos dos centro de Edimburgo. O problema é que não tínhamos nenhuma assistência por parte dos responsáveis pelas acomodações caso acontecesse alguma coisa. Eu fiquei lá por vinte e um dias e somente no penúltimo dia eu tive contado com as pessoas que trabalhavam na secretaria. Eu me virei sozinho, mas imagino um adolescente nas mesmas condições. Quando você faz a inscrição, recebe um folder das instalações com tudo as mil maravilhas. Quando cheguei vi que os móveis do hall de entrada estavam todos rasgados e a limpeza do lugar não era lá essas coisas. Depois vi que nós estávamos dividindo o mesmo espaço com mais de cinquenta adolescentes da Russia que não sabiam o que era educação.
Eu tive sorte que as pessoas que dividiam o flat comigo eram bem legais. Uma francesa, um alemão, uma italiana e um espanhol. Esse último era o único que não se integrou ao grupo. Sorte que foi embora antes.

Minha suite. Detalhe de minha escrivaninha. 

Minha cama. Detalhe: sistema de aquecimento com problemas.

O banheiro era pequeno mas atendia bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário